Susana Silvestre

Licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-Graduada em Ciências Documentais, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2008 obteve o diploma de Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, pela Universidade de Évora. É Bibliotecária-Coordenadora da Rede Municipal de Bibliotecas do Concelho de Odivelas, desde 2001. Para além da sua actividade como bibliotecária desenvolve, desde 2003, uma actividade regular de formação na área das bibliotecas. Tem apresentado diversas comunicações e conferências na área das bibliotecas públicas, com destaque para a promoção da leitura. É responsável pela criação do laboratório “Dois braços para embalar, uma voz para contar: actividades de leitura para pais e bebés dos 9 aos 36 meses”, totalmente financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian – Casa da Leitura.

Contacto Institucional:
Biblioteca Municipal D. Dinis - Odivelas
Telef. (00351)219 320 770
  • Resumo da comunicação

“Dois braços para embalar uma voz para contar: actividades de leitura para pais e bebés dos 9 meses aos 3 anos”, é um laboratório de leitura que decorre na Biblioteca Municipal D. Dinis (Odivelas), desde Novembro de 2006.
Tendo como principal objectivo sensibilizar os pais para a importância de familiarizar a criança com o livro, muito antes da aprendizagem formal da leitura, este projecto encontra-se estruturado em acções (crianças dos 9 aos 20 meses e dos 21 aos 36 meses), cada uma delas direccionada para grupos de 10 famílias. Com uma duração média de seis meses (sessões quinzenais), cada acção assenta numa estratégia de dinamização que é alvo de avaliação permanente, e, por conseguinte, alvo de alteração e de aperfeiçoamento de acordo com a resposta dos pares aos estímulos criados pelos mediadores da leitura.
Focando a atenção na família enquanto modelo afectivo mais significativo para o desenvolvimento de atitudes e de comportamentos emergentes de leitura, este laboratório, dinamizado por 3 mediadores, permitiu, até hoje, consolidar um trabalho continuado e regular com 62 famílias.
Incidindo na apresentação das metodologias utilizadas e nos resultados alcançados, com esta comunicação pretende-se partilhar com todos os presentes a nossa experiência, convictos que esta será útil na implementação de projectos semelhantes.