Maria Emília Nabuco

Doutoramento em “Child Development and Learning” (Instituto de Educação, Faculdade de Psicologia, Universidade de Londres, 1997).
Mestrado em “Child Development with Early Childhood Education” (Instituto de Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Londres, 1990).
Diploma de Epecialização em “Child Development in Pre-School and Primary School” (Instituto de Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Londres,1989).
Curso de Formação de Professores de Educação pela Arte (Conservatório Nacional de Lisboa, 1979).
Bacharelato em Educação da Infância (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 1966).

Investigadora
Neste momento coordena um projecto de estudo longitudinal para três anos, financiado pela FCT tendo como parceiros a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa e o Departamento de Educação da Universidade de Oxford.

Membro de Conselhos Editoriais
Desde 1997 que faz parte do International Advisory Board do International Journal of Early Years Education, editado pelo Institute of Education, University of Warwick, Inglaterra.

Referee
Desde 1999 que é “referee” do European Early Childhood Reserach Journal, editado pela European Early Childhood Education Research Association, Inglaterra.

Orientações de teses de Mestrados e Doutoramento
Desde 2000 até à actualidade tem vindo a orientar várias teses de mestrado e doutoramento a alunos da Universidade de Oxford Brookes, Universidade Católica, Universidade Aberta, Universidade do Algarve e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Orientação Pedagógica de uma IPSS
Desde Setembro de 1994 que orienta a nível pedagógico a equipa educativa da Obra Social Paulo VI em Lisboa. A instituição tem a lotação de 230 crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 6 anos de idade.

Presidente de IPSS
Presidente da Associação Aprender em Parceria – A PAR, uma IPSS de utilidade pública, que fundou com objectivo da capacitação familiar.

  • Resumo da comunicação

O Projecto A PAR desenvolve um conjunto de acções, de acordo com sete objectivos:
1. Afirmar o papel crucial dos pais e cuidadores na sua função de educadores das crianças pequenas, embora sempre em parceria e interacção com a complexa rede de relações educativas existentes;
2. Promover nos pais e cuidadores a consciência de que os processos de aprendizagem estão presentes desde o nascimento e que o desenvolvimento das crianças pode ser potenciando através de um envolvimento mais consciente nas actividades e interacções com as suas crianças no dia a dia;
3. Ajudar os pais e cuidadores no seu relacionamento com as crianças para que promovam desde cedo um harmonioso desenvolvimento afectivo e emocional dos seus filhos, contribuindo para uma boa auto-estima dos mesmos;
4. Ajudar os pais e cuidadores a proporcionar às suas crianças o desenvolvimento de predisposições positivas para a aprendizagem, sendo a ludicidade e as expressões (música, movimento, poesia, literatura, dramatização) os veículos promotores dessa mesma aprendizagem;
5. Ajudar os pais e cuidadores no desenvolvimento da literacia das suas crianças (incentivando-os a ler livros diariamente com os seus filhos desde a mais tenra idade), e da numeracia (despertando neles a consciência de que são as situações do dia a dia, vividas em família, aquelas que mais podem contribuir para a aprendizagem das noções básicas da matemática).
6. Promover entre pais redes de suporte mútuo para a educação dos seus filhos. Redes que se reflectirão na construção duma comunidade empreendedora e criativa.
7. Promover e dar suporte ao desejo dos pais e cuidadores, enquanto adultos, de quererem continuar a aprender ao longo da vida. Esta aprendizagem é construída nos grupos, nas experiências que são incentivados a realizar em casa com os seus filhos e na reflexão que desenvolvem a partir destas mesmas experiências.