Notas biográficas

  • Eduarda Coquet

Doutorada em Arquitectura - Comunicação Visual, Faculdade de Arquitectura da UTLx; Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas, FCSH da UNLx; Licenciada em Artes Plásticas, FBA da UP.
Professora Associada de nomeação Definitiva da UM, no Instituto de Educação.
Membro do Conselho Geral da UM; Directora do curso de Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica; Coordenadora do Grupo disciplinar das Expressões Artísticas, Membro da Comissão Directiva do CESC, (Centro de Estudos da Criança) e Coordenadora da Linha de Investigação de Estudos Artísticos.
Directora da revista ENSINARTE – a arte em contexto educativo. Edição do CESC, 10 números já editados.
As principais áreas científicas de investigação são a de: Estudos Artísticos, Cultura Visual, Arte e Educação, trabalhando também em áreas como a Antropologia, Cultura Popular e Arte Popular.
Algumas publicações da temática da leitura de imagens: Coquet, E (2009) "As culturas infantis: a representação da morte através da narrativa gráfica", in Diálogos com a Arte, Coquet e Moura (coord.) CESC - UM, pp: 39 a 50; ----- (2009) "Criatividade e Arte", in Escola Criativa – Um percurso em construção, Câmara Municipal de Cascais / Fundação D. Luis I, pp: 174 a 177; ----- (2006) “Ilustrações Alcoviteiras” in Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, CESC/Almedina, pp.143 a 255; ----- (2004) “Eu gosto desta porque tem uma menina com neve na cabeça” (Estudo crítico da obra gráfica/ilustração de Manuela Bacelar), in Solta Palavra, Boletim nº 6 da CRILIJ, pp. 11 a 15; ----- (2003) “Desenhar um texto, falar com riscos e ler um desenho: Analogias e contradições do desenvolvimento da aprendizagem da fala, do desenho e da escrita”, in Ensinarte, pp. 2 a 7; ----- (2002) “Canta-me uma história que eu conto-te um desenho”, in Seminário – Desenvolvimento Psicológico e Contexto Escolar, Barcelos, pp. 57 a 67.

  • Eva Mejuto (Sanxenxo, Pontevedra- Espanha 1975)

Periodista y especialista en Literatura Infantil
Licienciada en Ciencias de la Información, especialidad Periodismo por la Universidad de Santiago (curso 1993-1997), En el campo de los medios de comunicación trabajó entre lo 1996 y el 1998 en empresas como La Voz de Galicia, Europa Press y Agencia Gallega de Noticias.
Desde el año 1998 trabaja en el mundo de la Literatura Infantil y Juvenil, ligada a Kalandraka Editora, coordinando el Departamento de Comunicación y de Relaciones con el Exterior (Foreign Rights y Exportación). De enero a octubre de 2004 dirige Kalandraka Portugal, en su delegación de Lisboa.
Desde el año 2005 forma parte de OQO Editora, en el departamento de Comunicación y Proyectos, y dirige el área de Internacional de la misma.
Experiencia de una década asistiendo y participando a eventos internacionales como la Feria del Libro de Bologna (Italia), Frankfurt Book Fair (Alemaña), Book Expo America (new York, USA), Beijing Book Fair (China) Tokyo Book Fair (Japón) y FIL de Guadalajara (México).

Es autora de álbumes ilustrados INFANTILES como:

La CASA DE La MOSCA FOSCA (Kalandraka 2002) Publicado en gallego, español, inglés, portugués, catalán, vasco y coreano
RATON DE CAMPO RATO DE CIUDAD (Kalandraka 2003) Publicado en gallego, español, inglés, portugués, catalán, vasco y koreano
El ZAPATEIRO Y Los TRASNOS (Kalandraka 2003) Publicado en gallego, español, inglés, portugués y koreano
CORRE CORRE CABACIÑA (OQO 2005) Publicado en gallego, español, francés, italiano, inglés, portugués, turco, japonés y koreano
TRES DESEOS (OQO 2006) Publicado en gallego, español, inglés, portugués, italiano, francés y coreano.

Imparte desde o 2004 cursos de formación a docentes sobre literatura infantil, álbum ilustrado, animación a la lectura y educación artística a través del álbum ilustrado. Desde mayo de 2008 ejerce la docencia en él I Master de Literatura Infantil de la Universidad Católica de Lisboa, dentro de la asignatura LA EDICIÓN DE LIBROS INFANTILES.

  • Fernanda Leopoldina Viana

É psicóloga, doutorada em Psicologia Escolar pela Universidade do Minho, em 1998, sendo actualmente Professora Associada, de nomeação definitiva, no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Para além de diversos artigos no domínio da avaliação da linguagem e da aprendizagem da leitura, é autora das seguintes obras: «T.I.C.L. – Teste de Identificação de Competências Linguísticas» (Edipsico, 2004); com Teixeira. M. M. «Leitura: da aprendizagem informal à aprendizagem formal» (Asa, 2002); «Da linguagem oral à leitura. Construção e validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas» (Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2002); Melhor Falar para Melhor Ler: Um programa de Desenvolvimento de Competências Linguísticas (4-6 anos)» (CESC/Instituto de Estudos da Criança 2001). Tem participado e coordenado projectos de investigação nos domínios da linguagem e da leitura. É ainda membro da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNEP – Programa Nacional para o Ensino do Português – 1º Ciclo.

  • Helena Rodrigues

Professora-Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI) do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical). Tem publicados diversos trabalhos de natureza científica, tendo vindo a privilegiar o estudo da música, da comunicação e da linguagem no desenvolvimento humano.Directora-artística da Companhia de Música Teatral participa regularmente na concepção e interpretação dos produções artísticas deste grupo, frequentemente associadas a livros e suportes multimedia. Entre outros, são de destacar as criações BebéBabá, BebéPlimPlim, Andakibebé (espectáculo associado a um livro-CD com o mesmo nome), Grande Bichofonia e Bichofonia Concertante (espectáculos associados à Enciclopédia da Música com Bicho).

  • Inês Vila

Licenciada em História – Variante História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pós-Graduada em Ciências Documentais, pela Universidade Portucalense. É Bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Ílhavo e os seus 4 Pólos de Leitura desde Dezembro 2006. Responsável pela apresentação do “Ler para Crescer” financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, coordena e acompanha a sua execução. Tem implementado diversas actividades de promoção do livro e da leitura ao nível da Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do Concelho de Ílhavo.

  • Joana Cruz

Psicóloga, licenciada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, tem Mestrado em Psicologia Escolar, pela Universidade do Minho e está a frequentar o Doutoramento em Psicologia da Educação na mesma Universidade. As áreas de investigação relacionam-se com aprendizagem da leitura e escrita, a literacia emergente e o trabalho de casa, tendo trabalhos publicados e comunicações efectuadas em congressos nacionais e internacionais.
Exerce funções de Técnica Superior de Psicologia na Câmara Municipal de Matosinhos, na Divisão de Educação e Formação desde 2005 e é coordenadora do projecto de intervenção precoce na aprendizagem da leitura e escrita. Este projecto foi iniciado no ano lectivo 2005/06 e abrange crianças que frequentam a educação pré-escolar e respectivos encarregados de educação e docentes.

  • José António Calixto

Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”. Presentemente é director da Biblioteca Pública de Évora e Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Évora, depois de ter sido professor do Ensino Secundário em várias escolas do país e bibliotecário responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Colabora ainda como docente na área dos Estudos de Informação em diversas Universidades Portuguesas. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta actualmente algumas teses de Mestrado e duas teses de doutoramento nesta área. Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de colecções, pesquisa e recuperação de informação e literacia da informação. É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e actas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Ed. Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, 2007), e Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007).

  • Lourdes Mata

Tendo como formação inicial de educadora de infância na Escola João de Deus licenciou-se posteriormente em Psicologia, na Área de Psicologia Educacional, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Em Dezembro de 1990 obteve o Diplome d´Etudes Approfondies pela Université de Provence, Centre d´Aix e mais tarde o Mestrado em Psicologia Educacional pelo ISPA. Doutorou-se em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, em Julho de 2003. É actualmente Professora Auxiliar no Instituto Superior de Psicologia Aplicada leccionando nas cadeiras de Psicologia da Aprendizagem e da Motivação, Psicologia da Educação 1 e 2, e Seminário de Dissertação. É também membro da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação. Tem colaborado com a DGIDC, Ministério da Educação, como especialista na redacção de pareceres sobre a educação pré-escolar e também como autora e formadora no âmbito da brochura ‘Descoberta da Escrita’, editada por esta entidade. Nos últimos anos a investigação que tem conduzido, no âmbito das linhas de investigação da unidade de investigação que integra no ISPA, enquadra-se em duas grandes temáticas. Por um lado, as questões relativas à descoberta e aprendizagem da linguagem escrita e ao papel dos diferentes contextos onde a criança está inserida, nomeadamente o contexto familiar. Por outro lado, as questões ligadas à motivação para a aprendizagem, nomeadamente para a aprendizagem da leitura e da escrita, ao longo do processo de aprendizagem e ao estudo de eventuais associações entre as motivações das crianças e as suas realizações, práticas e hábitos de leitura.

  • Maria Emília Nabuco
Doutoramento em “Child Development and Learning” (Instituto de Educação, Faculdade de Psicologia, Universidade de Londres, 1997). Mestrado em “Child Development with Early Childhood Education” (Instituto de Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Londres, 1990). Diploma de Epecialização em “Child Development in Pre-School and Primary School” (Instituto de Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Londres,1989). Curso de Formação de Professores de Educação pela Arte (Conservatório Nacional de Lisboa, 1979). Bacharelato em Educação da Infância (Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 1966). Investigadora Neste momento coordena um projecto de estudo longitudinal para três anos, financiado pela FCT tendo como parceiros a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa e o Departamento de Educação da Universidade de Oxford. Membro de Conselhos Editoriais Desde 1997 que faz parte do International Advisory Board do International Journal of Early Years Education, editado pelo Institute of Education, University of Warwick, Inglaterra. Referee Desde 1999 que é “referee” do European Early Childhood Reserach Journal, editado pela European Early Childhood Education Research Association, Inglaterra. Orientações de teses de Mestrados e Doutoramento Desde 2000 até à actualidade tem vindo a orientar várias teses de mestrado e doutoramento a alunos da Universidade de Oxford Brookes, Universidade Católica, Universidade Aberta, Universidade do Algarve e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientação Pedagógica de uma IPSS Desde Setembro de 1994 que orienta a nível pedagógico a equipa educativa da Obra Social Paulo VI em Lisboa. A instituição tem a lotação de 230 crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 6 anos de idade. Presidente de IPSS Presidente da Associação Aprender em Parceria – A PAR, uma IPSS de utilidade pública, que fundou com objectivo da capacitação familiar.
  • Paulo Ferreira del Pino Fernandes

Nascido a 29 de Novembro de 1963, no Porto

Formação:
Curso de Educadores de Infância do Magistério Primário do Porto em 1985.
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial pela Escola Superior de Educação do Porto em 1990.
Mestrado em Educação, Área de Formação Psicológica de Professores pela Universidade do Minho em 2000.
Doutorado em Educação, pela Universidade do Minho em 2006 com Tese de Dissertação “Concepções e Práticas de Literacia Emergente em Contexto de Jardim-de-infância”.

Prática Profissional:
Educador de Infância da Rede Pública de Educação de Infância
Educador de Infância de Apoio Na Equipa de Educação Especial de Matosinhos 2 (1989-2000).
Docente convidado do DCILM (Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna) do IEC (Instituto de Estudos da Criança) da Universidade do Minho.
Docente convidado do Instituto Piaget – Mestrado de Educação Especial.
Docente convidado do ISMAI – Mestrado em Psicopatologia da Comunicação e Linguagem

Obras Publicadas:
Literacia Emergente, in: João Lopes, M. Gabriela Velasquez, Paulo Fernandes e Vítor Bártolo, Aprendizagem, ensino e dificuldades da leitura; Ed. Quarteto, Coimbra, 2004
Livros, Leitura e Literacia Emergente: algumas pistas acerca do espaço e do tempo dos livros na promoção da linguagem e literacia emergente em contexto de jardim-de-infancia in: Fernando Azevedo (Coord.) Formar Leitores, Ed Lidel, Lisboa, 2007.

  • Susana Silvestre
Licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-Graduada em Ciências Documentais, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2008 obteve o diploma de Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, pela Universidade de Évora. É Bibliotecária-Coordenadora da Rede Municipal de Bibliotecas do Concelho de Odivelas, desde 2001. Para além da sua actividade como bibliotecária desenvolve, desde 2003, uma actividade regular de formação na área das bibliotecas. Tem apresentado diversas comunicações e conferências na área das bibliotecas públicas, com destaque para a promoção da leitura. É responsável pela criação do laboratório “Dois braços para embalar, uma voz para contar: actividades de leitura para pais e bebés dos 9 aos 36 meses”, totalmente financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian – Casa da Leitura.
  • Teresa Corchete Sánchez

Diplomada en profesorado de E.G.B (1986). Especialidad de Preescolar. Especialidad de Educación Especial, por la Universidad Pontificia de Salamanca.
Desde el año 1988, trabaja en el Centro Internacional del libro Infantil y Juvenil de Salamanca, perteneciente a la Fundación Germán Sánchez Ruipérez.
Actualmente es responsable de programas dirigidos a primeras edades y a la familia, dentro del área de Fomento de Lectura.
Como formadora, ha impartido cursos, charlas y talleres destinados a bibliotecarios, profesorado de Infantil y Primaria, estudiantes universitarios y padres, y tiene publicados artículos y monografías sobre estos temas.