Helena Rodrigues

Professora-Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI) do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical). Tem publicados diversos trabalhos de natureza científica, tendo vindo a privilegiar o estudo da música, da comunicação e da linguagem no desenvolvimento humano.Directora-artística da Companhia de Música Teatral (http://www.musicateatral.com/) participa regularmente na concepção e interpretação dos produções artísticas deste grupo, frequentemente associadas a livros e suportes multimedia. Entre outros, são de destacar as criações BebéBabá, BebéPlimPlim, Andakibebé (espectáculo associado a um livro-CD com o mesmo nome), Grande Bichofonia e Bichofonia Concertante (espectáculos associados à Enciclopédia da Música com Bicho).
  • Resumo da comunicação

Ler é interagir. Gadgi BeriBimba Gadgi BeriBim Gadgi BeriBimba GadgiGadgi BeriBum.

Ler é reconhecer. A patrulha do Crocodilo/ É a patrulha que patrulha o Nilo/ A esfinge dorme ou finge que é um faraó/ Mas é um gato de pedra no meio do pó.

Ler é imaginar. A patrulha das Centopeias/ Gastou as botas e ficou de meias/ Descalço o regimento, o andamento parado/ À espera de orçamento para comprar calçado.

Ler é acrescentar significados. A patrulha dos Jacarés/ Tem fardas de pele, da cabeça aos pés / Manda grandes bocas e tem maus modos/ Diz que usar Lacoste não é para todos.

A leitura é um afluente da comunicação. Canta, mamã canta pra menina/ Ela é flor, é uma princesa pequenina/ Canta, mamã canta pro menino/ Ele é príncipe, é tesouro pequenino.

Ler é seguir trilhos sonoros interiorizados. Corre, corre formiguinha/ Corre, corre sem parar/ Corre, corre o dia inteiro/ O dia inteiro a trabalhar.

Ler é relembrar histórias. A patrulha da Borboleta/ Tem quartel na maçã reineta / Ficam as larvas de sentinela/ E voa a borboleta com a patrulha dela.

Antes dos olhos, os ouvidos lêem. Olha como é linda essa menina/ Pérola negra, princesinha pequenina/ Pretinha boa, meu amor, amarelinha/ Minha riqueza, marreca, minha pestinha.

Antes dos ouvidos, o corpo. A Salamandra Sandra, ela manda, manda na banda/ A salamandra manda, ela manda, manda a salamandra,/ A salamandra Sandra, essa malandra/ A Sandra manda, ela manda na banda /A malandra da Sandra, ela manda na banda.

E antes do corpo. Deve respeitar-se a liberdade dos animais/ Devem livertar-se os animais/ Deve animalar-se o respeito/ Deve animalar-se a liberdade/ A resdade e o liberpeito são deveres do animal/ Os anipeitos de libermais devem a resdade/ Desrespeitem-se os dadanis e os libermais.
Antes da leitura. Antes. Antes de antes. Muito antes!

(Texto construído a partir de letras de Paulo Maria Rodrigues em criações da CMT)