José António Calixto

Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”.
Presentemente é director da Biblioteca Pública de Évora e Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Évora, depois de ter sido professor do Ensino Secundário em várias escolas do país e bibliotecário responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Colabora ainda como docente na área dos Estudos de Informação em diversas Universidades Portuguesas. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta actualmente algumas teses de Mestrado e duas teses de doutoramento nesta área.
Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de colecções, pesquisa e recuperação de informação e literacia da informação. É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e actas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Ed. Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, 2007), e
Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007).