Joana Cruz

Psicóloga, licenciada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, tem Mestrado em Psicologia Escolar, pela Universidade do Minho e está a frequentar o Doutoramento em Psicologia da Educação na mesma Universidade. As áreas de investigação relacionam-se com aprendizagem da leitura e escrita, a literacia emergente e o trabalho de casa, tendo trabalhos publicados e comunicações efectuadas em congressos nacionais e internacionais.
Exerce funções de Técnica Superior de Psicologia na Câmara Municipal de Matosinhos, na Divisão de Educação e Formação desde 2005 e é coordenadora do projecto de intervenção precoce na aprendizagem da leitura e escrita. Este projecto foi iniciado no ano lectivo 2005/06 e abrange crianças que frequentam a educação pré-escolar e respectivos encarregados de educação e docentes.
  • Resumo da comunicação

A aprendizagem é o reflexo de dinâmicas que ocorrem ao nível de toda a comunidade educativa, pelo que se torna uma preocupação autárquica a promoção do sucesso escolar desde os primeiros anos de escolaridade. Considerando a relação entre o sucesso escolar e a aprendizagem da leitura e escrita, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu desenvolver um programa de promoção de competências pré-leitoras, que se assumem como preditoras da aquisição inicial da leitura/escrita, designadamente: vocabulário, conhecimento morfo-sintáctico, consciência fonológica e conceptualizações sobre a linguagem escrita.
O projecto começou a ser desenvolvido no ano lectivo 2005/06 e actualmente abrange toda a rede de educação pré-escolar pública, bem como as IPSS’s do concelho de Matosinhos. Nesta apresentação serão apresentados os objectivos, estratégias e metodologia de avaliação utilizados, assim como os resultados obtidos no presente ano lectivo. Serão igualmente abordados os resultados de um questionário de caracterização das práticas de literacia familiar.