Fernanda Leopoldina Viana

É psicóloga, doutorada em Psicologia Escolar pela Universidade do Minho, em 1998, sendo actualmente Professora Associada, de nomeação definitiva, no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Para além de diversos artigos no domínio da avaliação da linguagem e da aprendizagem da leitura, é autora das seguintes obras: «T.I.C.L. – Teste de Identificação de Competências Linguísticas» (Edipsico, 2004); com Teixeira. M. M. «Leitura: da aprendizagem informal à aprendizagem formal» (Asa, 2002); «Da linguagem oral à leitura. Construção e validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas» (Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2002); Melhor Falar para Melhor Ler: Um programa de Desenvolvimento de Competências Linguísticas (4-6 anos)» (CESC/Instituto de Estudos da Criança 2001). Tem participado e coordenado projectos de investigação nos domínios da linguagem e da leitura. É ainda membro da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNEP – Programa Nacional para o Ensino do Português – 1º Ciclo.