Paulo Ferreira del Pino Fernandes

Nascido a 29 de Novembro de 1963, no Porto

Formação:
• Curso de Educadores de Infância do Magistério Primário do Porto em 1985.
• Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial pela Escola Superior de Educação do Porto em 1990.
• Mestrado em Educação, Área de Formação Psicológica de Professores pela Universidade do Minho em 2000.
• Doutorando em Educação, pela Universidade do Minho em 2006 com Tese de Dissertação “Concepções e Práticas de Literacia Emergente em Contexto de Jardim-de-infância”.

Prática Profissional:
• Educador de Infância da Rede Pública de Educação de Infância
• Educador de Infância de Apoio Na Equipa de Educação Especial de Matosinhos 2 (1989-2000).
• Docente convidado do DCILM (Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna) do IEC (Instituto de Estudos da Criança) da Universidade do Minho.
• Docente convidado do Instituto Piaget – Mestrado de Educação Especial.
• Docente convidado do ISMAI – Mestrado em Psicopatologia da Comunicação e Linguagem

Obras Publicadas:
• Literacia Emergente, in: João Lopes, M. Gabriela Velasquez, Paulo Fernandes e Vítor Bártolo, Aprendizagem, ensino e dificuldades da leitura; Ed. Quarteto, Coimbra, 2004
• Livros, Leitura e Literacia Emergente: algumas pistas acerca do espaço e do tempo dos livros na promoção da linguagem e literacia emergente em contexto de jardim-de-infancia in: Fernando Azevedo (Coord.) Formar Leitores, Ed Lidel, Lisboa, 2007.
  • Resumo da comunicação

É hoje em dia evidente que a leitura de histórias promove uma variedade de competências nas crianças. Durante a leitura de histórias as crianças aprendem sobre a estrutura da língua escrita, sobre a organização do material impresso nos livros, para além de desenvolverem o vocabulário, capacidades de manutenção na tarefa (atenção e concentração) e interagirem com adultos e pares. A experiência linguística permite-lhes construir conhecimentos sobre léxico, novas estruturas sintácticas a par de novos usos do discurso. A leitura de histórias às crianças desenvolve atenção, o conhecimento linguístico e literácito, permitindo-lhes interagir construtivamente no decorrer da narrativa.
A aprendizagem Literácita ocorre, não só antes da aprendizagem formal da leitura e escrita, mas em contextos diversificados: dos mais formais (escola, jardim de infância) aos menos formais (familia e outros contextos comunitários).
O Projecto que aqui se apresenta pretende promover o desenvolvimento e a construção do conhecimento literácito nos diversos contextos de vida da criança entre os 3 e os 5 anos inscritos no JI de Estação (n=50). No jardim de Infância, o desenvolvimento de um projecto educativo com uma elevada intencionalidade nas áreas linguística e literácita, naturalmente implica a dinamização de momentos de leitura e exploração de Livros como recurso estratégico. Em contextos familiar, tem sido observada uma elevada adesão a proposta de leitura partilhada.
As primeiras avaliações do impacto do projecto apresentam indicadores significativos nos níveis de conhecimento linguístico e literácito dos grupos de crianças envolvidos bem como da melhoria qualitativa e quantitativa das interacções reportadas no contexto familiar.