Kontar com a Kalandraka

Um cesto de piquenique ou uma mala de viagem repletos de livros e outros objectos do quotidiano que ganham , no contexto, o poder de encantar, são o ponto de partida para um acontecimento muito especial: o convívio com as histórias da kalandraka.Histórias que promovem a partilha de experiências, aprendizagens e emoções, num jogo que assenta tanto na possibilidade de identificação como na vivência da alteridade, de forma a estimular a imaginação da criança e educá-la num sentido abrangente, inspirando-lhe uma maior compreensão e alargamento do seu mundo interior e exterior.
Histórias que através da presença do narrador – sobretudo da sua voz, corpo e atitude narrativas, mas também do recurso pontual a pequenos adereços e encenações - ganham “vida a 3 dimensões”, de modo a transformar o encontro entre um publico precoce de leitores e o livro, num momento de descoberta e prazer e assim seduzir para a criação de laços afectivos e duradouros com a leitura. [Silvia Romero]

Silvia Romero

Nasceu em Lisboa, mas passou a sua infância em Moçambique onde o privilégio do convívio próximo com diversas culturas marcou definitivamente o seu modo de pensar e olhar o mundo. Possui formação universitária em Filosofia da Cultura e formação específica em Escrita com crianças. Trabalhou vários anos como Redactora Publicitária e na direcção de equipas criativas, tendo ainda colaborado pontualmente com jornais e revistas e em projectos independentes de Dança-teatro, ao nível da produção e divulgação. Interessando-se desde cedo pela escrita e literatura, bem como pela sua promoção e os processos criativos na sua génese, frequentou diversos workshops e acções de formação em redor destas temáticas. É autora de uma colecção de livros infantis, publicados em língua inglesa pela editora Al Waraqoon. Como contadora, integra a bolsa de contadores da Biblioteca Municipal de Oeiras, onde se estreou com um conto de autora. Colabora regularmente com a Kalandraka junto das escolas do Ensino Básico e administra ainda ateliers de promoção da escrita e leitura, destinados ao público infantil e juvenil.


Destinatários:
Crianças do ensino pré-escolar
[dia 17 de Setembro, das 10h00 às 11h30]
Marcações prévias